sábado, 12 de julho de 2008

Curiosidades...

Os Índios do Brasil

Na época do descobrimento do Brasil, em 1500, estudiosos estimam que existiam cerca de 1 a 10 milhões de índios em nosso país. Após períodos de conflitos seja por escravização, catequização ou por desrespeito e interesses pelas terras, essa população foi reduzida ao que hoje atestam os antropólogos: cerca de 300.000 índios.Os grupos indígenas mais numerosos eram o Jê e o Tupi-Guarani. Por um lado, a situação do indígena no país parece ter melhorado nas ultimas décadas. A população indígena vem aumentando, a delimitação das reservas indígenas está contribuindo para tal aumento, assim como o aprendizado de novas técnicas e cuidados para melhorar as condições de sobrevivência. Por outro lado muitas tribos foram extintas e algumas ainda correm esse perigo. Na atualidade as tribos indígenas estão concentradas em maior número nas regiões Norte e Centro-Oeste. Alguns fatores que contribuiram para a redução da população de índios do Brasil, além dos já mencionados anteriormente, foram: - Doenças e epidemias trazidas pelo homem branco- A exploração de terras indevidamente e construção de estradas, para exploração de recursos minerais passando muitas vezes por dentro de tribos e limitando os índios a áreas determinadas. Muitas tribos eram nômades, ou seja, devido a mudanças nas condições de vida local, inclusive o clima, eles migravam para um lugar que oferecesse melhores condições de subsistência.Com a colonização do país cada vez foi ficando mais restrita as áreas em que poderiam se deslocar com segurança. - Grande influência da cultura do homem branco, o que afetou muitas vezes as tradições culturais dos povos indígenas e com isso sua auto-estima. - O garimpo próximo a terras indígenas também influencia negativamente a vida da aldeia. Muito da cultura indígena está tão inserida na nossa cultura que muitas vezes não nos damos conta. Comidas, lendas, artesanato, utensílios são algumas das coisas que herdamos desses povos. Mas há também as tradições típicas de cada tribo como: cantos, língua, crenças, danças que devem ser por nós respeitadas para que eles possam sempre manter viva suas tradições. A população indígena tem hoje, leis que os amparam e lhes garante terra demarcada. Porém, não podemos nos lembrar dos índios somente em datas festivas, eles fazem parte da população brasileira, seus direitos são inúmeros e devem ser respeitados. No passado muitas vezes foram tratados como animais, uma vez que os colonizadores tomaram conta do país como se fosse uma terra sem dono, inabitada. Tomara que nós estejamos livres de sermos tratados da mesma forma, pois, gerras, genocídios e desrespeito são constantes no mundo atual. Temos muito a aprender com os índios. Eles celebram a vida. Respeitam os mais velhos, as crianças, as mulheres, os homens. Eles respeitam a natureza e zelam por ela. Afinal como disse Exupérry, no livro “O Pequeno Príncipe” : “ Quem ama cuida!” Para mudarmos o mundo temos que começar a mudança dentro de nós. Refletir sobre alguns assuntos, sobre a nossa forma de agir é um começo. Respeitar o próximo é um caminho. Que o dia do índio seja um dia para lembrarmos do passado e construirmos um presente e um futuro melhor e digno para todos nós. Fica aqui o nosso apelo para que possamos ajudar, respeitar, gostar e conhecer parte da nossa história : os índios do Brasil.
“Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro."Provérbio IndígenaA reprodução do texto acima, permitida somente mediante autorização da autora: Christiane Angelotti.E-mail: chris@angelotti.eti.br
Fontehttp://www.socioambiental.org.br/http://www.webciencia.com/09_indios.htmhttp://www.funai.gov.br/http://www.ambientebrasil.com.br/http://www.visaodosindios.com.br/http://educaterra.terra.com.br/almanaque/index_indios.htmwww.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/home.htmlwww.museudoindio.org.br/RecreionlinePlenarinho

Curiosidades- Em 1910 foi criado o Serviço de Proteção ao Índio (SPI), chefiado pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon - descendente de índios. O Marechal Rondon, durante anos trabalhou para garantir a população indígena do Brasil melhorares condições de vida, preservação das suas tradições, costumes e pela garantia a posse de terra. - Em 1967 foi extinta a SPI e criada a FUNAI ( Fundação Nacional do Índio) - Os índios foram assim denominados devido a um engano dos primeiros colonizadores que chegaram no continente americano acreditando ter chegado na Índia. Para obter informações sobre povos indígenas de outras partes do mundo acesse os sites: - IWGIA (International Work Group for Indigenous Affairs) Em inglês e espanhol- Cultural Survival Site em inglês- Abya Yala Net em inglês- Página do Melatti em português - Native Americans - AIATSIS (Australian Institute of Aboriginal and Torres Strait Islander Studies) Site em inglês - Em 1988 a Constituição do Brasil assegurou aos povos indígenas o respeito à sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e reconheceu o direito originário sobre as terras que tradicionalmente ocupam. - Na década de 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes. Hoje, a boa notícia é que a população indígena voltou a crescer e já ultrapassam os 300.000. - Os índios vivem em aldeias comandadas pelo cacique, tuxánas ou morubixabas. - Algumas das tribos indígenas existentes no Brasil, muitas delas já extintas, outras correndo ainda o risco: Arara, Bororós (Boe), Gavião, Kayapó, Katukina, Marubo, Tikuna, Yanomami, Aimoré, Avá-Canoeiro, Caeté, Carijó, Goitacá, Juruna, Caingangs ( Coroados), Pataxó, Potiguar, Tremembé, Tabajara, Temiminó, Tamoios, Tupiambá, Tupiniquim, Xavantes, Wai-Wai, Xetás, Junas, Caiovás. - A Fundação Nacional do Índio - FUNAI é o órgão do governo brasileiro que estabelece e executa a Política para o índio no Brasil, zelando pelo cumprimento da Constituição de 1988.

A Páscoa

A palavra Páscoa significa libertação.Na Páscoa comemora-se a libertação do povo hebreu que era escravizado pelos egípcios, durante o reinado do faraó Ramsés II. Na Páscoa cristã comemora-se Cristo, ele é a libertação para o povo cristão. Comemora-se a sua ressurreição. A palavra Páscoa vem do hebreu “pessach” que significa passagem. Passagem da morte para a vida (eterna), da escravidão para a liberdade, das trevas para a luz. A celebração da Páscoa é muito antiga.Inicialmente, A Páscoa era a época em que se festejava o fim do inverno e o início da primavera.Alguns símbolos da Páscoa: O Ovo da Páscoa simboliza nascimento, renascimento, ressurreição. O hábito de decorar ovos e dá-los de presente, surgiu na Inglaterra, no reinado de Eduardo I, ele costumava ofertar ovos banhados em ouro aos seus amigos. Na Ucrânia existe a tradição de decorar ovos e presenteá-los a pessoas queridas como símbolo de sorte, amor, fertilidade e fortuna. Os ovos de chocolate foram criados no século XX. Desde a antigüidade vários povos consideravam o chocolate um “alimento sagrado”. O intuito do ovo de chocolate foi o de popularizar o consumo do chocolate. O Cordeiro é o símbolo de Cristo e do seu sacrifício por amor ao mundo. O Círio é uma vela branca, acesa no Sábado de Aleluia. Simboliza Deus, o principio e o fim de tudo. O pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Cristo, celebrando a vida eterna. O Coelho, simboliza a fertilidade, já que é um animal que tem muitos filhotes de uma só vez. Fertilidade simboliza vida, nascimento. A Cruz- simboliza o sofrimento de Jesus e a promessa de ressurreição.A Páscoa é comemorada no mundo inteiro, porém em cada lugar de seguindo suas próprias tradições. No Brasil e na América Latina as crianças costumam preparar um cantinho que se assemelhe a um ninho e enfeitá-lo com palha, papel picado para que na madrugada da Páscoa o ”Coelhinho” passe por lá e deixe um ovinho de chocolate e doces. Na Europa Oriental as pessoas decoram ovos para presenteá-los aos amigos no domingo de Páscoa. Nos Estados Unidos é super comum as brincadeiras de “caça ao ovo”, nos quais os ovos de chocolate são escondidos no quintal e as crianças saem a procura dos mesmos.Geralmente a Páscoa é comemorada em abril, mas como acontece 47 dias depois do carnaval, às vezes é celebrada em março.Você já pode ficar sabendo em que data será a Páscoa nos próximos anos: 2007 - 08 de abril2008 - 23 de março2009 - 12 de abrilA forma de comemorar essa data pode ser diferente em diversos lugares do mundo, mas o importante é o que significa a data. Não esqueçamos o real significado desta data!

Os Irmãos Grimm

Jacob Ludwig Grimm (1785-1863) e Wilheim Grimm (1786-1859) nasceram na Alemanha, na cidade de Hanau. Eram estudiosos do folclore alemão, da língua alemã, da mitologia e do Direito.Eles foram também professores.Escreveram seus famosos contos graças a uma extensa pesquisa dos contos que faziam parte do folclore do povo alemão. Muitos destes, fazem parte do folclore de vários países do mundo. Os irmãos Grimm adaptaram contos do folclore alemão para as crianças. Em 1812 publicaram sob título: Kinder unde Hausmaërchen, Contos da Criança e do Lar, contendo uma coletânea de contos infantis, resultado do talento e da pesquisa de ambos. A partir de então, tornaram-se conhecidos vários personagens e histórias.Em seus contos o humanismo das personagens está sempre presente e marcado.A nossa imaginação agradece aos Irmãos Grimm ! Algumas das histórias dos autores: - O lobo e os sete cabritinhos - Rapunzel - João e Maria - Os músicos de Bremen - Rumpelstiltskin - Mesinha-ponha-se, o asno de ouro e porrete-pule-do-saco - As viagens do Pequeno Polegar - A raposa e os gansos - O pobre e o rico - A boa sopa - A inteligente filha do camponês - A lua azul - A escolha de uma esposa - A Bela Adormecida - Os Sete Anões e a Branca de Neve - O Príncipe Sapo - O Flautista de Hamelim - O Chapeuzinho Vermelho- A Gata Borralheira .

Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen nasceu em Odense, Dinamarca, no dia 02 de abril de 1805. Filho de um pobre sapateiro e de mãe analfabeta, teve uma infância humilde e cheia de dificuldades. Morava com os pais, a irmã e uma avó. Teve no seu pai, um contador de histórias que além de contá-las as encenava. O que lhe proporcionava diversão e incentivava a criatividade. Quando criança sentia-se meio desengonçado e sofria complexo por ser alto demais para a idade. Aos 9 anos sofreu com a morte do pai. Sua mãe era bastante problemática e negligente o que acabou colaborando para que Andersen decidisse fugir de casa. Com apenas 14 anos, fugiu para Copenhague e lá depois de passar por muitas dificuldades conheceu o diretor do Teatro Real, Jonas Collin . No teatro teve várias ocupações, foi bailarino, corista, autor de tragédias. Enquanto isso, seus estudos eram financiados por Jonas Collin. Em 1828 ingressou na Universidade de Copenhague e durante 7 anos escreveu poesias e buscou realização na literatura. Alcançou grande êxito como escritor em 1835 quando publicou seu primeiro livro de história infantil. Foi quando descobriu que seu verdadeiro talento estava na literatura infantil. Ao todo Andersen escreveu 156 contos para crianças. Acredita-se que o autor tenha tido grande afinidade com as crianças, também por se identificar mais com as mesmas do que com os adultos. Conta-se que Andersen passava horas contando histórias para crianças, brincando e ouvindo-as. Entre as suas histórias mais conhecidas podemos destacar: O Patinho Feio, A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo, As Roupas Novas do Imperador, A Colina dos Elfos, A Pastora e o Limpador de Chaminés, A Polegarzinha.O autor faleceu em 1875 em Copenhague. Em suas obras Andersen demonstra a influência do Romantismo recheando suas histórias de ternura, caridade e generosidade. O autor transportava para as suas personagens características marcantes da sua época. Andersen foi considerado o percursor da literatura mundial e em virtude disso no dia que marca da data de seu nascimento é comemorado também o Dia Internacional da Literatura Infanto-Juvenil. Anterior a Andersen também se destacaram na literatura infantil o autor francês, Charles Perrault e os alemães, Irmãos Grimm. Porém, Andersen foi considerado o primeiro autor infantil em razão das suas histórias serem criadas por ele, enquanto os outros autores fizeram um levantamento de histórias populares que faziam parte do folclore e eram contadas oralmente em diversos países. Em 2005 a Dinamarca irá celebrar os 200 anos do nascimento de Hans Christian Andersen. Nós aqui deixamos o nosso imenso agradecimento a esse incrível autor.

Monteiro Lobato

Seu nome completo era: José Bento Monteiro Lobato. Nasceu na cidade de Taubaté, no estado de São Paulo, em 1882. Filho e neto de fazendeiros, morou na fazenda até terminar o colegial. Começou a escrever ainda criança para jornais das escolas que freqüentou em Taubaté. Desde muito cedo, Lobato sempre adorou desenhar e escrever. Pensou em cursar Belas Artes, mas foi desencorajado pela família.Em 1904 formou-se em Direito o na Faculdade de Direito de São Paulo do Largo São Francisco, em São Paulo. Durante a graduação venceu um concurso literário da própria faculdade e começou a colaborar com as publicações dos alunos. Participou de vários jornais da faculdade. Morou numa republica estudantil, na qual fundou com um grupo de amigos o grupo literário: “O Cenáculo”, o qual escrevia artigos para um jornal de Pindamonhangaba. Para escrever durante várias épocas de sua vida, Lobato usou muitos pseudônimos. Após graduar-se no curso de Direito, Lobato retornou a Taubaté e escreveu criticas de arte no Jornal da cidade. Em 1906 Monteiro Lobato foi nomeado promotor público interino em Taubaté. Em 1907 foi nomeado promotor numa pequena cidade na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, chamada Areias. Em 1908 Lobato casou-se com sua noiva Maria Pureza Natividade. Nesse mesmo período, Lobato traduziu artigos para o Jornal “O Estado de São Paulo”, escreveu para “A Tribuna”, de Santos- SP além de fazer caricaturas para a “Revista Fon-Fon” do Rio de Janeiro. Em 1911, aos 29 anos herdou do seu avô, o Visconde de Tremembé, uma fazenda e resolveu administrá-la. Não obteve muito êxito. Nessa época, escreveu um artigo para o jornal “O Estado de São Paulo” intitulado: “Uma Velha Praga”, uma crítica contra as constantes queimadas no campo. Tal artigo, provocou grande polêmica, e rendeu a Lobato o convite para escrever outros artigos. Assim, tornou-se critico respeitado e colunista do Jornal. Foi nesse período que ele criou o personagem Jeca Tatu. Pouco depois, Lobato vendeu a fazenda e passou a residir definitivamente em São Paulo. Em 1918, um ano após sua mudança para São Paulo publicou o livro Urupês, uma coletânea de contos. No mesmo ano, Lobato comprou a Revista do Brasil, que posteriormente deu origem à Editora Monteiro Lobato & Cia., editora essa, que revolucionou o mercado editorial brasileiro e publicou obras de grandes escritores nacionais. Revolucionou o mercado de livros com relação a distribuição dos mesmos, pois vendia seus livros de porta em porta, em mercearias, pelo correio, em todo o país. Foi um dos primeiros editores a colorir capas de livros, de torná-las atraentes, além de ilustrá-los. Definitivamente, Lobato inovou o mercado literário. Teve o personagem Jeca Tatu, do seu livro Urupês, usado na campanha presidencial de Rui Barbosa, o que rendeu ao seu livro maior sucesso ainda. Sua editora foi a maior do Brasil. Porém, depois dos longos cortes de energia em São Paulo, o que impossibilitava o funcionamento da gráfica, problemas com bancos e a suspensão das compras do governo, determinadas pelo então presidente Arthur Bernardes, a gráfica não conseguiu superar a crise e acabou falindo. No ano de 1920 publicou “ A menina do Narizinho Arrebitado”, ele então aos 38 anos iniciava a literatura infantil brasileira. Em 1921 uma coleção de fábulas de Lobato foram adotadas pelo Governo do estado de São Paulo para uso didático. No ano de 1925 fundou a Editora Nacional, onde traduziu diversos livros estrangeiros e editou várias obras nacionais. Em 1927, Lobato mudou-se com a família para Nova York, onde exerceu o cargo de adido comercial nomeado pelo presidente da república do Brasil. Em 1931, Lobato deixou o posto de adido comercial e retornou ao Brasil encantado com a experiência na América e convicto da necessidade de exploração de recursos minerais a fim de contribuir para o desenvolvimento do país. Empenhou-se na campanha em prol dos nossos recursos, fundando o Sindicato do Ferro e a Cia. de Petróleo Nacional. Teve grande importância na política do Brasil, uma vez que lutou pelo que acreditava e contra a opressão do regime político da época. Lobato foi um homem de visão, enxergava os problemas vividos pela sociedade Brasileira e tinha muitas idéias e vontade em solucioná-los. Em 1945 foi morar na Argentina, pois o regime político brasileiro da época por vezes o perseguira. Lá ele fundou uma editora, a “Editorial Acteon”, além de escrever para jornais de lá. Um ano depois retornou ao Brasil. Morreu no dia 4/7/1948 vítima de um derrame cerebral. Foi sepultado no cemitério da Consolação em São Paulo. Seus personagens são de uma grandeza espetacular ao mesmo tempo de uma simplicidade que nos fazem ter a sensação de que são pessoas do nosso convívio. Não dá para passar pela infância sem conhecer as obras de Monteiro Lobato; sem conhecer a Narizinho, o Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde, a incrível boneca Emília, entre outros. Sonhem com os bolinhos da Tia Nastácia, com um lugar encantado onde tudo pode acontecer que é o sítio do Picapau Amarelo, com viagens fantásticas, com a canastrinha da Emília, com o Reino das Águas Claras, Cuca, Saci, pó de pirlimpimpim, enfim o universo criado por Lobato é a tradução da mais pura infância. Livros infantis do autor, todos da Editora Brasiliense:
- Reinações de Narizinho
- Viagem ao Céu- Saci- Caçadas de Pedrinho
- Aventuras de Hans Staden- História do Mundo para Crianças
- Memórias da Emília
- Peter Pan
- Emília no País da Gramática
- Aritmética da Emília
-Geografia de Dona Benta-Serões de Dona Benta
- Histórias das Invenções
-Dom Quixote das Crianças
-Poço do Visconde
- Histórias de Tia Nastácia
- Pica-pau Amarelo
- Reforma da Natureza
- Minotauro
- Fábulas
- Os Doze trabalhos de Hércules
-A Chave do Tamanho
- Memórias da Emília
- Histórias Diversas

Esopo

Esopo foi um famoso fabulista grego que viveu no ano 620 a.C. e tornou-se uma lenda. Até hoje muito questiona-se na história desse fabulista. Não se sabe ao certo onde nasceu, alguns pesquisadores dizem que ele nasceu em Sardes, outros dizem que foi em Atenas, porém o mais provável é que tenha nascido em Frígia. Esopo foi um escravo, e pelo que se sabe teve grandes dificuldades em ficar servindo um só senhor, pois as pessoas o rejeitavam pela sua aparência. Pesquisadores atribuem a ele uma aparência bastante singular, era corcunda, sua cabeça era deformada, a cor da sua pele destoava do povo local e ao que parece, tinha também algum tipo de problema na fala o que lhe dificultava ao contar histórias. Porém nada disso afetou sua inteligência e sensibilidade, e nem foi empecilho para que Esopo por meio de suas fábulas refletisse sobre o comportamento humano, pois tinha uma profunda compreensão das fraquezas e virtudes da humanidade. Esopo adaptou para o comportamento dos animais características e comportamentos que observava no homem, pois assim seria mais fácil para as pessoas aceitarem e refletirem suas observações . Depois de muito tempo como escravo, Esopo foi libertado e assim começou a viajar pelo mundo. Visitou o Egito, a Babilônia, a Ásia Menor no qual passou alguns anos na corte do Rei Creso, na Lídia. Viajou para Atenas, na época sob o reinado de Pisistrato, a serviço de Creso. Lá inspirou-se a escrever a fábula: “ As Rãs em Busca de um Rei”, na qual levava as pessoas a refletir sobre o reinado de Pisistrato e ter a vontade de trocar de rei. Depois dirigiu-se a Corinto e posteriormente a Delfos, lugar no qual Creso havia-lhe mandado oferecer um sacrifício ao Deus Apolo, dando a cada morador da cidade uma quantia em dinheiro.La em Delfos o fabulista foi assassinado. Segundo conta-se, o fato do fabulista julgar as pessoas pode ter colaborado para que estas num ataque de ira, o tenham matado. Há ainda a hipótese de ter recebido falsas acusações o que o teria levado a condenação por pena de morte. E ainda a hipótese de ter sido vítima da ira da população local e assim Ter sido jogado do alto de um penhasco. O filósofo grego Aristóteles escreveu, em 330 a.C., como Esopo teria defendido um político corrupto da sua época ao contar a história da “Raposa e o Ouriço”. O que hoje conhecemos como “Fábulas do Esopo” são adaptações feitas por diversos autores. Esopo não deixou nada escrito, suas fábulas faziam parte da tradição oral de vários povos e foram recolhidas e adaptadas pela primeira vez por Demétrio de Falera, por volta de 325 a.C.. Muito da história de Esopo mistura-se a rumores, dessa forma não se sabe com exatidão o que ele escreveu, se ele realmente existiu ou se foi um pseudônimo usado por vários autores. De qualquer forma o resultado disso foram diversas fábulas, maravilhosas, marcadas pela : "moral da história”. Foram atribuídas ao Esopo a autoria de 400 fábulas, recontadas por vários escritores até os dias de hoje. O escritor francês Jean de La Fontaine (1621-1695) foi um dos grandes responsáveis por popularizar as fábulas do Esopo. Apesar de uma vida aparentemente infeliz, Esopo marcou genialmente a literatura mundial. Suas fábulas são bem atuais e nos fazem refletir se realmente evoluímos tanto assim.

La Fontaine

O autor Jean de La Fontaine nasceu em Château-Thierry, cidade francesa, na região de Champagne, no dia 13 de julho de 1621 e morreu em Paris no dia 13 de abril de 1695. La Fontaine pertencia a uma família tradicional na sua cidade. Chegou a completar o curso de Direito, mas desistiu da carreira pois descobriu que não era a sua vocação. Em 1641, entrou para o seminário, pouco mais de um ano depois abandonou o mesmo pois perdeu o interesse pela carreira religiosa. Aos 26 anos, La Fontaine casou-se, a união durou 11 anos. Após a separação, La Fontaine foi para Paris onde iniciou sua carreira literária. Inicialmente escrevia poemas. Sua primeira obra de destaque foi um livro chamado “Contos” em 1665. Nessa mesma época fez parte de um grupo conhecido como “O Quarteto da Rue du Vieux Colombier", do qual faziam parte La Fontaine, Racine, Boileau e Molière. No período de 1664 a 1674, La Fontaine escreveu quase todos os seus contos e fábulas. Também nessa época publicou o romance Psiquê", o poema "Saint-Malo", a comédia mitológica "Climene", e ainda sonetos, baladas, odes e traduções de versos latinos. Nas suas fábulas, La Fontaine contava histórias de animais com característica bem humanas, com suas virtudes e defeitos. Assim ele fazia sua crítica usando recursos como a sutileza, a ironia e astúcia e ainda propunha reflexões. Em 1684, foi nomeado para a Academia Francesa de Letras. Em comemoração ao seu ingresso na Academia, La Fontaine apresentou aos amigos o primeiro de seus "Discursos a Madame de La Sablière", obra onde fez uma profunda auto-análise. Doze anos depois, já bastante doente, decidiu aproximar-se novamente da religião, chegou a pensar em escrever uma obra sobre a fé mas não chegou a escrever. Sua grande obra, “Fábulas”, foi escrita em três partes, no período de 1668 a 1694. Seguiu o estilo do autor grego Esopo, no qual se inspirava na vaidade, estupidez e agressividade humanas, disfarçando estas mesmas características para os animais. La Fontaine baseou-se e adaptou diversas fábulas do Esopo, fazendo-as assim serem conhecidas no mundo ocidental. Na introdução da sua primeira edição do livro “Fábulas”, La Fontaine escreve: "Sirvo-me de animais para instruir os homens. Procuro tornar o vício ridículo por não poder atacá-lo com braço de Hércules. Algumas vezes oponho, através de uma dupla imagem, o vício à virtude, a tolice ao bom senso... Uma moral nua provoca o tédio. O conto faz passar o preceito com ele; nessa espécie de fingimento, é preciso instruir e agradar, pois contar por contar me parece de pouca monta."

Festas Juninas

É assim que chamamos no Brasil as festas comemoradas no mês de junho em homenagem a três Santos Cristãos: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). A influência portuguesa em nossa cultura, provavelmente é a razão pela qual comemoramos as datas desses Santos católicos. Porém, tal comemoração também deve ter sido influenciada por antigos povos como os celtas, os grego- romanos que praticavam rituais com fogueiras e festejos para homenagear os deuses da colheita, já que a época de junho nos países do hemisfério norte é o início do verão, época propícia para o plantio. Esse mês é marcado por festas típicas, comidas deliciosas e muita dança. Costumamos montar um arraial, que é uma aldeia (temporária, pois só existe durante as comemorações), com barracas de comidas típicas do nosso país, brincadeiras, jogos, dança e muita diversão. Arraial que se preze tem fogueira, bandeirinhas para decoração, quadrilhas, baião, forró, e gente vestida de caipira (um jeito estilizado de mostrar o homem da roça) , casamento na roça e mais. Antigamente, costumava-se soltar balões nessa época do ano, mas devido os incêndios que eles podem provocar, é aconselhável se divertir com os fogos de artifício (sempre com cuidado) e com a festa em si. As festas juninas são comemoradas no Brasil desde o século XVI. Tais comemorações sofreram muitas adaptações desde o seu início no nosso país. As festas juninas nos fazem viver intensamente nosso folclore, a nossa cultura. Nessas festas temos a influência de vários povos que marcaram a nossa história. Dos portugueses nós herdamos muito, comidas (como arroz doce), a festa em si, a religião, algumas danças como a dança das fitas. Dos franceses herdamos a quadrilha com passos e marcações inspirados na corte européia. Dos índios o gosto por alimentos como mandioca, milho. Dos africanos danças, comidas. É difícil separar as influências que sofremos pois somos o resultado de tudo isso, da mistura de povos e tradições. As comemorações apresentam diversas características de acordo coma região do país. Os Santos Padroeiros das festas: Santo Antônio- conhecido como santo casamenteiro, santo que protege e preserva o amor e também um santo que encontra coisas. Geralmente na véspera da festa desse Santo, as pessoas interessadas em casar, arrumar um amor ou preservar o seu , costumam fazer simpatias par ao santo. Santo Antônio foi um religioso português que nasceu em 1195 em Lisboa. Morreu jovem ainda , com apenas 36 anos em Pádua, na Itália. São João- um dos santos mais populares. Considerado santo protetor das mulheres grávidas. Segundo a Bíblia, João era primo em segundo grau de Jesus, pois Isabel era prima de Maria. João batista batizou Jesus nas águas do rio Jordão, rio que hoje faz a fronteira entre Israel e a Jordânia e entre esta e a Cisjordânia. Segundo a lenda( não baseada na bíblia): Isabel, mãe de São João era prima da Virgem Maria. São João não havia nascido ainda, mas era esperado. Isabel prometeu à Virgem avisá-la logo que criança nascesse. As duas casas não eram muito distantes, de modo que de uma se avistava a outra, com um pouco de esforço. Numa noite bonita, de céu estrelado, São João nasceu. Para avisar a Virgem, Isabel mandou erguer, na porta de sua casa, um mastro e acendeu uma fogueira que o iluminava. Era o aviso combinado. A Virgem Maria correu logo a visitar a prima. Levou-lhe de presente uma capelinha, um feixe de folhas secas e folhas perfumadas para a caminha do recém –nascido”. João Batista é descrito na Bíblia como pessoa solitária, um profeta de grande popularidade. Fez severas críticas à família real da época, a do rei Herodes Antipas, da Galiléia, pois o rei era amante da sua cunhada, Herodíades. Segundo o evangelho de São Marcos (cap. 6, vers. 17-28) Salomé, filha de Herodíades, dançou tão bonito diante de Herodes que este lhe prometeu o presente que quisesse. A mãe de Salomé aproveitou a oportunidade para se vingar: anunciou que o presente seria a cabeça de João Batista, que se encontrava preso. O “presente” foi trazido em uma bandeja de prata. A imagem de São João Batista é geralmente apresentada como um menino com um carneiro no colo, já que segundo a Bíblia, ele anunciou a chegada cordeiro de Deus. Diz a lenda que São João adora festa, mas que é preciso muitos fogos e uma fogueira bem bonita para ele ficar feliz. São Pedro- foi pescador e apostolo de Jesus. É conhecido como santo dos pescadores, guardião das chuvas e “porteiro do céu”. Depois da morte de Jesus, Pedro viveu muitos anos pregando a palavra de Deus. É considerado o fundador da Igreja Católica. As fogueiras fazem parte da tradição das festas juninas. O fogo é tido como símbolo de purificação desde a antigüidade. Cada festa porém, tem a sua fogueira especial. Na festa de Santo Antônio a fogueira deve ter uma base quadrada , é também conhecida como chiqueirinho. Na festa de São João a fogueira deve ter uma base redonda, fazendo a fogueira ser cônica, em formato de pirâmide. A fogueira da festa de São Pedro deve ter a base triangular e deve ser triangular.

Charles Perrault

Charles Perrault nasceu em Paris, na França no dia 12 de janeiro de 1628.Pertenceu a uma nobre família da cidade de Tours, cidade próxima à Paris.Perrault foi um brilhante estudante, formou-se em direito em 1651.Prestou serviços ao governo francês. Foi um dos criadores da Academia Francesa de Ciências. Entrou para a Academia Francesa de Letras em 1671. Perrault foi um grande divulgador de histórias tradicionais e outras que faziam parte do folclore europeu, usando uma linguagem simples ele as tornou conhecidas no mundo inteiro.Sua obra mais famosa : Contos da Mamãe Gansa (Contes de ma mère l'Oye), de 1697, livro no qual escreveu 11 contos antigos adaptados por ele, com tal obra inaugurou o gênero literário Contos de Fadas. Quase dois séculos depois, em 1812 os Irmãos Grimm, adaptaram vários contos que Perrault também havia publicado, tornando-os conhecidos mundialmente.Não se sabe qual a influência exata de Perrault na história dos irmãos Grimm. Provavelmente eles tiveram contato com a obra do autor por meio de amigos franceses.Perrault faleceu no dia 16 de maio de 1703.Contos Famosos:
- Chapeuzinho Vermelho
- O Gato de Botas
- Cinderela
- Pele de Asno
- O Pequeno Polegar
- O Barba Azul
- A Bela Adormecida
- As Fadas

Collodi

Seu verdadeiro nome era Carlo Lorenzini, nasceu em Firenze, Itália, em 24 de novembro de1826. Adotou o pseudônimo de Collodi, com o qual se tornou mundialmente conhecido.Sempre muito interessado nas questões políticas, Collodi chegou a participar de confrontos armados como soldado voluntário. Trabalhou como jornalista, fundou um jornal: II Lampione e foi crítico teatral. Collodi interessou-se pela literatura infantil quando traduziu do francês para o italiano as obras de Perrault. Em 1881, publicou no Jornal da Criança (Giornale dei bambini ), uma história em 15 capítulos entitulada “As Aventuras de Pinóquio”, alcançou sucesso imediato e tonou-se um dos maiores clássicos infantis de todos os tempos . Uma das grandes lições que Collodi coloca em sua obra é a importância do aprendizado vivenciado, à experiência e também a noção de responsabilidade. Pinóquio só queria se divertir, mas acabou percebendo que seus atos mal pensados geravam-lhe muitas vezes consequências desastrosas. Antes da diversão era preciso cumprir seus deveres.

A História do Papai Noel

Papai Noel é uma lenda inspirada na história de São Nicolau.Ele era um bondoso homem que viveu numa região onde hoje se encontra a Turquia. Ele ficou conhecido por sua bondade, e generosidade. Nicolau se preocupava com os seus semelhantes, procurava ajudar a todos, sobretudo ao pobres. Na época de Natal, Nicolau arrecadava doações, comidas, brinquedos para distribuir entre os mais necessitados.Ao ingressar na vida religiosa doou seus bens para os necessitados. Essa história de São Nicolau, tornou-se conhecida e acabou sendo misturada com uma lenda da Escandinávia, na qual um mago bondoso que vivia na floresta, na época de Natal presenteava as crianças comportadas. Tal personagem passou a ser representado por um bondoso velhinho, com grandes barbas brancas e olhar carinhoso que distribuía presentes nas noites de Natal.Com o passar do tempo essa lenda ganhou o mundo e passou a fazer parte principalmente do imaginário infantil. Nos anos 30, a figura do Papai Noel, tornou-se popular mundialmente, com as mesmas características que encontramos hoje em dia: as famosas roupas vermelhas. Isso ocorreu devido a uma campanha publicitária encomendada pela Coca-Cola para a época do Natal, as roupas vermelhas são as mesmas da marca. A campanha obteve um êxito tão grande que desde então a figura do papai Noel passou a ser representada com as roupas vermelhas. É importante não perdemos o verdadeiro sentido do Natal: é uma festa de amor, do amor! Do nascimento de Jesus Cristo, renovação da nossa fé em Deus. Com isso aprendemos entre muitas lições que é maravilhoso ganhar presentes, mas não há sentimento melhor do que presentear, semear alegria nos corações dos outros, esperança de dias melhores, compartilhar. Cada um de nós podemos ser um pouco “Papai Noel”. Cristo nasceu e semeou amor e bons sentimentos por onde passou, deu sua vida por nós. Tudo isso pode nos levar a pensar realmente onde está a verdadeira magia do Natal. Como dizer Feliz Natal em outras partes do mundo: •Argentina -Felices Pasquas •Brasil – Feliz natal, Boas Festas
•Bulgária - Tchestita Koleda;
•Coréia - Sung Tan Chuk Ha
•Croácia - Sretan Bozic i Nova Godina
•Dinamarca - Glædelig Jul
•Espanha - Feliz Navidad
•França - Joyeux Noel
•Alemanha - Froehliche Weihnachten
•Grécia - Kala Christouyenna
•Inglaterra - Merry Christmas
•Iugoslávia - Cestitamo Bozic
•Iraque - Idah Saidan Wa Sanah Jadidah
•Itália - Buone Feste Natalizie
•Japão - Shinnen omedeto. Kurisumasu Omedeto
•Noruega - God Jul
•Polônia - Wesolych Swiat Bozego Narodzenia
•Romênia - Sarbatori Fericite
•Rússia - Pozdrevlyayu s prazdnikom Rozhdestva is Novim Godom
•Suécia - God Jul and (Och) Ett Gott Nytt År
•Vietnan - Chung Mung Giang Sinh

Joseph Jacobs

Joseph Jacobs nasceu em Sydney, Austrália, em 1854. Morou também nos Estados Unidos e na Inglaterra.Durante seu período na Inglaterra, estudou o folclore do país, coletando dados para publicar contos do folclore inglês. Foi um premiado crítico literário, folclorista e também autor de livros sobre a história e a tradição judaica. Porém ficou mais conhecido pela sua grande contribuição para literatura infantil. Entre os seus livros : ”A História dos Três Porquinhos”( um dos mais populares), “Contos de Fadas Celtas”, “Contos de Fadas Indianos”, “fábulas do Esopo”, “Contos de Fadas ingleses” entre outros. A história dos Três Porquinhos já era conhecida na Inglaterra, como folclorista, Jacobs resgatou contos tradicionais e os transformou em livros. Outro fator de sucesso para Jacobs foi a linguagem usada em seus livros, uma linguagem clara e feita para a leitura infantil. Jacobs faleceu em 1916.

Tradições Natalinas

O Presépio de NatalO presépio ou estábulo, é um local onde são guardados os animais. Foi em um presépio que Maria e José se alojaram e ela deu a luz ao menino Jesus. O presépio de Natal é a representação do nascimento de Jesus Cristo.No século XIII, São Francisco de Assis, durante a celebração de Natal, resolveu fazer uma encenação do nascimento de Cristo usando pessoas e animais. Ele teve tal idéia depois de visitar a cidade de Belém, onde Jesus nasceu. Lá as pessoas faziam a encenação da peregrinação de José e Maria até o local do nascimento de Jesus. São Francisco ficou emocionado e imaginou compartilhar aquele sentimento de emoção e reflexão com as pessoas. O Presépio deu tão certo que pintores e escultores passaram a fazer também a representação do nascimento de Jesus. E assim nasceu a tradição de montar o presépio como lembrança de um dia tão especial para os cristãos.
A Origem o NatalO Natal é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo. Essa data passou a ser comemorada no dia 25 de dezembro no século IV, por decreto do imperador romano Constantino. Essa data também coincide com o solstício de inverno. Quando o Sol está no ponto mais baixo de sua trajetória, produzindo a mais longa noite do ano. A data marca o início do inverno no Hemisfério Norte, e do verão no Sul. Par aos povos antigos esse período significava parte de um ciclo de infertilidade que existia desde o outono. Ao longo dos anos cada povo adaptou as tradições de Natal à sua cultura. Por isso os costumes se diferenciam para a comemoração de uma mesma data. Reprodução em mídia impressa e/ou eletrônica (sites, portais)permitida somente com autorização prévia da AutoraE-mail: chris@angelotti.eti.br
CuriosidadesSugestão para trabalhar o tema: - Discutir o que é o Natal com as crianças. Qual a sua origem, significado, o Natal no mundo, como é comemorado em cada casa, o que a televisão passa sobre o Natal . Resgatar os valores reais do Natal.Fazer desenhos, contar histórias, passar filmes, confeccionar cartões, árvore de sucata, pintar velas.

A Árvore de Natal

Os povos antigos tinham o hábito de enfeitar árvores em datas comemorativas. Para eles o Pinheiro era uma árvore que representava vida e esperança, talvez por ser uma árvore bastante resistente que mesmo no inverno mantinha-se bonita e vigorosa. Os egípcios consideravam a Tamareira a árvore da via e a enfeitavam em dias festivos. Na Alemanha porém, teve início a conhecida árvore de Natal. O padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma protestante do século XVI, montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa. Tinha como objetivo era mostrar às crianças como imaginava ser o céu na noite de nascimento de Cristo. O príncipe Albert, da Inglaterra, ajudou a popularizar a árvore de Natal, quando montou uma linda árvore no palácio britânico. As árvores de Natal foram adaptadas por diferentes culturas em cada país. Papeis coloridos, doces, frutas eram os enfeites iniciais. Tais enfeites foram substituídos por bolas, laços, estrelas, anjos e muitos outros arranjos que foram incorporados ao significado da data. Alguns significados dos enfeites natalinos: - Anjos- mensageiros de Deus, representam o anúncio do nascimento de Jesus. - Bolas Coloridas- representam os frutos da árvore, sinal de fertilidade, de renovação. - Estrelas- simbolizam a chegada de Jesus, seu nascimento. - Sinos- para anunciar grandes acontecimentos- Velas e Luzes- simbolizam Jesus Cristo, a “Luz do Mundo” - Guirlanda- simboliza esperança de uma nova vida. Reprodução em mídia eletrônica (sites, portais)e impressa permitida somente com autorização prévia da autora.E-mail: chris@angelotti.eti.br
CuriosidadesSugestão para trabalhar o tema: - Discutir o que é o Natal com as crianças. Qual a sua origem, significado, o Natal no mundo, como é comemorado em cada casa, o que a televisão passa sobre o Natal . Resgatar os valores reais do Natal.Fazer desenhos, contar histórias, passar filmes, confeccionar cartões, árvore de sucata, pintar velas.

Alberto Santos Dumont

Na minha humilde opinião, muitas vezes, somos ingratos com os nossos gênios. Alberto Santos Dumont, foi um cidadão do mundo, mas também um brasileiro, mineiro, um exemplo de generosidade e perseverança. Todo brasileiro deveria saber disso: quem ele foi, o que fez... Modestamente, fica aqui registrada a homenagem do Qdivertido ao “PAI DA AVIAÇÃO”. Alberto Santos Dumont, nasceu no dia 20 de julho de 1873, em Minas Gerais, no sítio de Cabangu, em Palmira, hoje cidade de Santos-Dumont. Era o sexto filho, de oito, que o casal, o engenheiro Henrique Dumont e D. Francisca de Paula Santos, tiveram. Neto de franceses por parte de pai, daí o sobrenome Dumont, Santos Dumont pertencia a uma família próspera na lavoura cafeeira. Seu pai, comprou uma fazenda próxima à cidade de Ribeirão Preto, na qual obteve grande êxito no cultivo do café. Alberto Santos Dumont foi alfabetizado por sua irmã Virgínia. Estudou ainda em Campinas, no colégio Culto a Ciência, em São Paulo, nos colégios Kopke e Morton e na Escola de Ouro Preto. Ainda na infância, Santos Dumont estudava com professoras particulares francesas contratadas por seu pai, vindas diretamente de Paris. Desde adolescente demonstrou interesse pela engenharia e mecânica. Nessa época, começou a pilotar locomotivas na fazenda de seu pai e ajudar na manutenção das máquinas. Embora não tenha concluído o ensino superior, Santos Dumont era um homem culto em mecânica, física, eletricidade e química. Dominava vários idiomas, como o francês, o inglês e o espanhol, além do português. Curioso e sonhador, quando criança Santos Dumont adorava observar o céu deitado no chão, de sua fazenda. Desde cedo, era fã dos livros de Júlio Verne. Sempre muito interessado em experiências aéreas, conheceu as experiências com balões de ar quente feitas pelos irmãos Montgolfier em 1783 e a de Jean Blanchard e John Jeffries, que realizaram a travessia do Canal da Mancha em um balão, em 1785. No ano de 1890 seu pai sofreu um acidente de charrete, e em conseqüência do tratamento, vendeu a fazenda de café. Em 1891, Santos Dumont foi com seu pai a Paris e lá pode ver pela primeira vez um motor a gasolina, diferente dos motores a vapor que conhecia. Trouxe para o Brasil um automóvel Peugeot, à gasolina, o primeiro do gênero no Brasil. No ano seguinte, seu pai o emancipou e deu-lhe uma parte de sua herança aconselhando-o a estudar engenharia na França, para que Alberto pudesse desenvolver seu potencial já demonstrado. Já morando na França, santos Dumont começou a dedicar-se aos balões, sonhava em melhorar o mesmo, já que esse não possuía dirigibilidade. Em sua busca pela propulsão e dirigibilidade dos balões, dedicou-se aos estudos de Física, Química e Eletricidade. Estudou com o professor Garcia, um humanista espanhol, foi aluno ouvinte na Universidade de Bristol. Em 1897 retornou a Paris e construiu um motor a explosão de dois cilindros , o qual adaptou a um triciclo. Em 23 de março de 1898 fez, com Machuron, sua primeira ascensão num balão de 750 m3, saindo do Parque de Vaugirard e voaram duas horas até o parque do castelo de La Ferriere, um percurso de 100 km. Empolgado com a experiência, Santos Dumont encomendou um balão à tradicional Casa Lachambre. Acompanhou todas as etapas da construção, para aprender a técnica e também para implementar inovações. Fez questão de que fosse construído com seda japonesa para reduzir o peso. Tinha um cesto para uma pessoa apenas e corda-pendente mais longa que o costume, além de dimensões reduzidas (103 m3). Em 4 de julho de 1898, subia ao céu o balão Brasil, que surpreendeu os parisienses pelo seu tamanho reduzido. Concentrou seus esforços para solucionar a questão da dirigibilidade e propulsão dos balões. Projetou então o seu balão número 1, com forma alongada, de charuto, com hidrogênio e motor de propulsão a gasolina. Fez o projeto de modo a evitar qualquer risco de explosão do hidrogênio no contato com faíscas do motor da hélice. Na primeira tentativa, chocou contra árvores, pois decolou a favor do vento, por sugestão de outras pessoas. No dia 20 de setembro do mesmo ano realizou então, o primeiro vôo de um balão com propulsão própria. Partindo do Jardin d’Acclimmatation, voou sobre Paris, contra e a favor dos ventos. Teve um pequeno acidente ao descer, que não teve maiores conseqüências porque pediu a alguns meninos para usarem o cabo pendente do balão como se fosse uma pipa/papagaio, correndo contra o vento. No ano seguinte voou com os dirigíveis número 2 e 3. Dumont estava já bastante conhecido, e seus feitos chamaram atenção de um magnata do petróleo chamado Henry Deutsch de la Muerte. Henry ofereceu um prêmio de cem mil francos a quem partisse de Saint Cloud contornasse a torre Eiffel e regressasse ao ponto de partida pelo ar, em no máximo 30 minutos, era o chamado prêmio Deutsch. Santos Dumont fez experiências com seu dirigível 4, em setembro de 1900, e tentou conquistar o prêmio com o seu dirigível número 5 em 13 de julho de 19001. Conseguiu decolar, contornou a torre, porém, uma falha no motor fez seu balão ser carregado pelo vento e chocar-se contra as árvores do parque de Edmond de Rothschild. No dia 8 de agosto do mesmo ano, houve uma segunda tentativa. Com a presença da Comissão Científica do Aeroclube da França, contornou a Torre Eiffel, e partiu de volta a Saint-Cloud, como mandava o desafio. Mesmo com o balão perdendo hidrogênio decidiu prosseguir. Perdendo gás, as cordas de suspensão foram sendo cortadas pela hélice, o que obrigou Dumont a parar o motor. O balão caiu e chocou contra o telhado do Hotel Trocadéro, causando uma grande explosão. Dumont se salvou porque se amarrou à quilha do dirigível, ficando suspenso, dependurado no hotel, de onde foi resgatado por bombeiros Paris. Em outubro do mesmo ano, convocou novamente os jurados do Aeroclube da França, mas, devido o mau tempo apenas alguns compareceram, entre eles o magnata que propôs o prêmio. No tempo de 29 minutos e 30 segundos, o dirigível número 6 cruza a linha de chegada. Porém, houve muita polêmica, pois o regulamento havia sido modificado e previa também que o pouso fosse feito dentro dos 30 minutos. A polêmica proceguiu,até que, em 4 de novembro o Aeroclube da França declarou-o vencedor. O prêmio, Dumont distribuiu entre a sua equipe e alguns desempregados de Paris. O então presidente do Brasil, Campos Sales enviou outro prêmio no mesmo valor, com uma medalha de ouro com sua efígie e uma alusão a Camões: Por céus nunca dantes navegados. Em 1902, Alberto I, príncipe de Mônaco, fez um convite irrecusável a Santos Dumont, que continuasse suas experiências no Principado. Oferecia-lhe um novo hangar na praia de La Condamine, e tudo mais que Alberto julgasse necessário para o seu conforto e segurança. Santos Dumont construiu então, seu dirigível número 7 para uma corrida entre dirigíveis. Pulou o número 8, por superstição. O dirigível número 9 tornou-se bem popular, por ser menor que os outros e por Santos Dumont ter feito diversas apresentações com ele. Dizem que ele usava o dirigível como se fosse um carro, para se locomover em Paris. Em 14 de julho de 1903, participou das comemorações da queda da Bastilha, desfilando com o dirigível. Pela primeira vez, permitiu que uma outra pessoa o conduzisse, a cubana Aida de Acosta. O dirigível número 10 foi construído para transportar até doze passageiros. O número onze foi um bimotor com asas. O número doze era semelhante a um helicóptero. Em 1906, realizou experiências com o número treze, que teve um invólucro com gás de iluminação. Também em 1906, construiu o número 14. Com ele realizou experiências com seu primeiro avião, o 14- bis que decolava inicialmente acoplado ao dirigível. Nesse ano foi instituída a Taça Archdeacon para um vôo mínimo de 25 metros com aparelho mais pesado que o ar e com propulsão própria. Também foi instituído o Prêmio Aeroclube da França, oferecendo 1500 francos para vôo de 100 metros, ambos com aeronave mais pesada que o ar. No dia 23 de outubro se 1906, em Bagatelle, na França , fez um vôo de cerca de 60 metros conquistando a Taça Archdeacon, e foi considerada a primeira vez que uma aeronave deslizava e decolava utilizando apenas suas próprias forças. Em 12 de novembro de 1906, concorreu com Voisin e Blériot, que construíram uma máquina com o mesmo intuído. Cedeu a vez aos concorrentes, que não conseguiram decolar. Em sua primeira tentativa, às 10 horas também não conseguiu decolar. Enfim, na quarta tentativa conseguiu decolar e fez um vôo de 220 metros estabelecendo o primeiro recorde de distância, ganhando o Prêmio Aeroclube. Depois, ainda construiu o dirigível 15 , com asa de madeira, e o 16, era um misto de avião com dirigível, o 18 deslizava sobre a água. Porém, seus resultados desde o número 15 não o deixaram satisfeito. Construiu, então, uma nova série, chamadas de Demoiselles (senhoritas em francês) com tamanho menor e mais aprimoradas, foram os números 19, 20, 21 e 22. Santos-Dumont, não patenteou seus inventos exatamente para motivar as inovações, motivou engenheiros e inventores a desenvolverem novos projetos. Voisin fabricou com Léon Delagrange um biplano que voou em Bagatelle, em março e abril de 1907. Blériot também realizava pequenos vôos com seus modelos. Em 1909 ocorreram dois grandes eventos na França: a Semaine de Champagne, em Reims, que foi o primeiro encontro aeronáutico do Mundo, durante o qual foram disputadas várias provas, com prêmios que somaram 200 mil francos; e o desafio da travessia do Canal da Mancha, lançado a todos os aviadores. Em janeiro desse ano, Santos Dumont obteve o primeiro brevê de aviador, fornecido pelo Aeroclube da França. No dia 25 de julho de1909,Blériot atravessou o Canal da Mancha, tornando-se um herói na França. Guilherme II, Imperador da Alemanha, disse então uma frase que apareceu na manchete de vários jornais:” A Inglaterra não é mais uma ilha.” Santos Dumont, em carta, parabenizou Blériot, seu amigo, com as seguintes palavras: “Esta transformação da geografia é uma vitória da navegação aérea sobre a navegação marítima. Um dia, talvez, graças a você, o avião atravessará o Atlântico. Blériot, então, respondeu: Eu não fiz mais do que segui-lo e imitá-lo. Seu nome para os aviadores é uma bandeira. Você é o nosso líder. Santos-Dumont começou a sofrer de esclerose múltipla. Sua aparência estava envelhecida, o cansaço o abateu impedindo-o de continuar competindo com novos inventores nas diversas provas. Encerrou as atividades de sua oficina em 1910 e retirou-se do convívio social. Em reconhecimento às suas conquistas, o Aeroclube da França o homenageou com a construção de dois monumentos: o primeiro, em 1910, erguido no Campo de Bagatelle, onde realizara o vôo com o 14-Bis, e o segundo, em 1912, em Saint-Cloud, em comemoração do vôo do dirigível nº 6, ocorrido em 1901. Em 18 de setembro de 1909, realizou seu último vôo em uma de suas aeronaves, voando sobre uma multidão segurava um lenço em cada mão e soltou-os quando passou sobre a multidão. Em agosto de 1914, a França foi invadida pelas tropas alemãs. Era o início da Primeira Guerra Mundial. Aeroplanos começaram a ser usados na guerra, primeiro para observação de tropas inimigas e, depois, em combates aéreos. Os combates aéreos ficavam mais violentos, com o uso de metralhadoras e disparo de bombas. Santos Dumont viu, de uma hora para a outra, seu sonho se transformar em pesadelo. A partir de então, começaram os questionamentos de Santos Dumont. Santos Dumont passou a se dedicar ao estudo da Astronomia, residindo em Trouville, perto do mar. Para isso, usava diversos aparelhos de observação, que os vizinhos julgaram ser aparelhos de espionagem, para colaborar com o exército alemão. Santos Dumont foi preso sob acusação de espionagem. Após o incidente ser esclarecido, o governo francês pediu desculpas formalmente. Em 1915, sua saúde piorou, foi quando ele decidiu retornar para o Brasil.Nesse mesmo ano, participou do 11º Congresso Científico Panamericano nos Estados Unidos, tratando do tema da utilização do avião como forma de facilitar o relacionamento entre os países da América. No entanto, mesmo nas América o avião era utilizado para fins militares, os Estados Unidos produzia 16 aviões militares por dia. Já sofrendo de depressão, foi morar em Petrópolis, Rio de Janeiro, onde projetou e construiu seu chalé, chamado "A Encantada": uma casa com diversas criações próprias, como um chuveiro de água quente e uma escada diferente, onde só se pode pisar primeiro com o pé direito. A casa atualmente funciona como um museu. Permaneceu lá até 1922, quando visitou a França chamado por amigos. Não se estabeleceu mais um local fixo. Permanecia algum tempo em Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Petrópolis e na fazenda Cabangu, em Minas Gerais. Em 1922, condecorou Anésia Pinheiro Machado, que durante as comemorações do centenário da independência do Brasil, fizera o percurso Rio de Janeiro - São Paulo em um avião. Nesse mesmo ano, mandou erguer um túmulo para seus pais e para si mesmo, no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro. Em janeiro de 1926, apelou à Liga das Nações para que fosse impedida a utilização de aviões como armas de guerra. Chegou a oferecer 10 mil francos para quem escrevesse a melhor obra contra a utilização de aviões na guerra. Nesse mesmo ano, inventou um motor portátil para esquiadores, que facilitava a subida nas montanhas. Foi experimentado pela campeã de esqui da França, Srta. Porgés. Em maio de 1927, chegou a ser convidado pelo Aeroclube da França para presidir o banquete em homenagem a Charles Lindberg pela travessia do Atlântico, feita por ele próprio, mas declinou do convite devido a seu estado de saúde. Passou algum tempo em convalescença em Glion, na Suíça e depois retornou à França. Em 1931, após ter sido internado várias vezes na Europa, Santos Dumont em delicado estado de saúde, foi trazido ao Brasil pelo seu sobrinho Jorge Dumont Villares. Passaram por Araxá, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e em maio de 1932 instalou-se no Hotel La Plage, no Guarujá, Em 1932 ocorreu a revolução constitucionalista, em que o estado de São Paulo se levantou contra o governo revolucionário de Getúlio Vargas. Isso afetou bastante a Santos Dumont, que lançou apelos para que não houvesse uma guerra entre brasileiros. Mas o conflito aconteceu e aviões atacaram o campo de Marte, em São Paulo, no dia 23 de julho. Possivelmente, sobrevoaram o Guarujá, e a visão de aviões em combate pode ter causado uma angústia profunda em Santos Dumont, que nesse dia, aproveitando-se da ausência de seu sobrinho, suicidou-se, aos 59 anos de idade. 'Os pássaros devem experimentar a mesma sensação, quando distendem suas longas asas e seu vôo fecha o céu... Ninguém, antes de mim, fizera igual' Alberto Santos Dumont.

Jeanne Marie Leprince de Beaumont

Jeanne Marie Leprince nasceu em Rouen, França em 1711.Foi uma educadora na corte de Lorena, ensinando música e boas maneiras para as crianças da cortes.Casou-se com M. de Beaumont, porém o casamento acabou precocimente e assim foi pedida sua anulação. Em 1748 publicou sua primeira obra: “O Triunfo da Verdade, o Memorial de Madame de La Villette”. Em 1750 deixou sua filha em um internato e se mudou para Londres onde se foi trabalhar lecionando para moças da nobreza. Escreveu livros inspirado nos periódicos ingleses, tratados de educação para crianças e adolescentes. .Jeanne Marie fundou uma coleção literária e científica, na França, destinada à juventude. Entre 1750 a 1780 escreveu quatro volumes de contos, entre os quais estão os mais conhecidos em: Le Magasin des enfants (a revista das crianças) publicado em 1757, que inclui o conto ”A Bela e a Fera”. Nessas revistas a autora estimula os jovens e crianças apensar, refletir e falar sobre seus defeitos para poder corrigi-los. Madame Jeanne se preocupava com a essência do ser humano, queria que os jovens aprendessem a ouvir seus corações. Casou-se com o inglês Thomas Pichon, com quem teve 6 filhos. Madame Jeanne Marie morreu em 1780.

Quem inventou.... o Telefone

Alexander Graham Bell (1847-1922), físico escocês, realizou a primeira experiência com telefone em 1876 na Filadélfia, Estados Unidos. Nesse mesmo ano por intermédio do seu advogado, solicitou a patente do invento que chamou de “telefone elétrico falante”. Após patentear o invento, Bell apresentou-o numa Exposição na Filadélfia. O invento gerou muita curiosidade e interesse e fez com que Graham Bell fosse premiado. O Imperador Dom Pedro do Brasil estava no evento e ficou tão entusiasmado com a invenção de Bell que encomendou 100 aparelhos para o País. Antes dele, outros inventores tentaram transmitir a voz humana via eletricidade, porém sem sucesso. No telefone primitivo, havia uma manivela que, ao ser girada produzia a corrente necessária para a sinalização na central. A invenção de Graham Bell evoluiu tanto que hoje podemos nos comunicar com pessoas em qualquer lugar do mundo, estando as mesmas em um lugar fixo ou se deslocando (via celular). O telefone aproxima pessoas, minimiza distâncias, salva vidas. Infelizmente também é usado por criminosos para fins cruéis e desumanos.

Dinossauros do Brasil

DinossauroVem do grego déinos - terrivelmente grande, saurós - lagarto, e, por extensão, réptil) é a denominação dada a qualquer membro de um grupo de arcossauros surgido ao final do período Triássico (cerca de 230 milhões de anos atrás) e dominante da fauna terrestre durante boa parte da era Mesozóica, do início do Jurássico até o final do período Cretácico (cerca de 65 milhões de anos atrás), quando da extinção de quase todas as linhagens, à exceção das aves – únicos representantes atuais.DINOSSAUROS BRASILEIROSEspinossauro(Spinosaurus aegipticus, do latim "lagarto espinho") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede. Viveu no período Cretáceo, principalmente na região que é hoje o norte da África.O espinossauro foi um dos maiores, ou talvez o maior, dinossauro carnívoro de todos os tempos, media em torno de 15 metros de comprimento e pesava entre 3 e 6 toneladas. Possuía uma enorme saliência de pele nas costas.AbelissauroO abelissauro (Abelisaurus comahuensis, do latim "lagarto de Abel") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede do período Cretáceo, há cerca de 74 milhões de anos. Media cerca de 3 metros de altura, 7 metros de comprimento e pesava entre 1,5 e 2,5 toneladas.Foi, em seu tempo, um dos maiores predadores da América do Sul.Este gênero de dinossauros foi identificada a partir de alguns fragmentos de ossos encontrados em 1985 na Argentina. Apresenta alguma semelhança (embora superficial) com o tiranossauroDeinonico (Deinonychus antirrhopus, do latim "garra terrível") foi um dinossauro bípede e carnívoro pertencente à família dos dromeossauros, que viveu no início do período Cretáceo. Este dinossauro foi descoberto em 1964, era um predador de cerca de 3 metros de comprimento e pesava cerca de 75 quilogramas. O nome deinonico, como visto anteriormente, vem do latim "garra terrível", essa denominação se deve à uma garra específica, situada em seus pés, que era curvada tal como uma foice e media cerca de 12,5 centímetros de comprimento. Há evidências de que este animal caçava em bandos. Em diversos casos foram encontrados dentes de deinonico junto de ossadas de tenontossauro, o que levou a especular de que este dinossauro seria uma das suas presas e seria muito difícil um deinonico caçá-lo sozinho pois o tenontossauro era bem maior e conseguiria se defender muito bem de um predador pequeno e solitário.Titanossauro(Titanosaurus indicus, do latim "lagarto titânico") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo, entre 83 e 65 milhões de anos atrás. Foi identificado em 1877 pelo paleontólogo Richard Lydekker. Media em torno de 15 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava cerca de 10 toneladas.Toda uma família de gigantes do período Cretáceo (titanossaurídeos) foi nomeada a partir desse dinossauro, muito embora poucas ossadas de Titanossauro tenham sido descobertas.Amazonssauro(Amazonsaurus maranhensis) foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede do período Cretáceo. Media em torno de 13 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava cerca de 10 toneladas.O amazonssauro viveu na América do Sul e foi descoberto na região norte do Brasil, ou como o próprio nome do dinossauro indica, na região Amazônica. Cerca de 100 fragmentos ósseos foram encontrados às margens do rio Itapecuru, no município de Itapecuru Mirim, no estado do Maranhão. Segundo os pesquisadores esse saurópodo vivia em pequenos bandos afim de se proteger dos predadores.O amazonssauro é um saurópode pequeno, com um arranjo característico de processos ósseos nas vértebras encontradas. Segundo os paleontólogos que o descobriram, este saurópode vivia em pequenos bandos afim de se proteger dos predadores. O achado deste herbívoro quadrúpede é congruente com a concomitância de faunas entre o Norte de África e a América do Sul.Estauricossauro(Staurikossaurus pricei, do latim "lagarto cruzeiro do sul") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e semi-bípede do período Triássico. Media em torno de 2 metros de comprimento e pesava cerca de 30 quilogramas.O estauricossauro viveu na América do Sul e os seus restos foram encontrados no Sul do Brasil ou, mais específicamente, perto da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

OS DINOSSAUROS BRASILEIROS

Os dinossauros surgiram há cerca de 245 milhões de anos e foram extintos abruptamente há 65 milhões de anos. O motivo da extinção é questionado há muito tempo, cada paleontólogo ou cientista tem sua opinião sobre isso . A teoria mais famosa e aceita é a de que um asteróide haveria se chocado contra a Terra, criando uma nuvem de poeira que impediu a entrada de luz solar, tornando a Terra muito fria e exterminando toda e qualquer espécie de dino. Mas, mesmo assim, continuaram se levantando muitas outras teorias . O cientista soviético Serguei Neruchev acha que a radioatividade causada pelo aumento de urânio na crosta terrestre acabou com os dinossauros. Um grupo de cientistas brasileiros também questionou, dizendo que ocorreram enormes erupções vulcânicas, formando enormes nuvens de poeira e causando o mesmo efeito do asteróide . Mas, enquanto não se fizerem estudos adicionais a partir dessas linhas de pensamento conflitantes, a única coisa certa é que, com efeito, houve épocas em que alguma coisa varreu a Terra e talvez mais da metade de suas formas de vida. A seguir, alguns dos vinte dinossauros identificados no Brasil. Os maiores dinos do BrasilEspinossauro: era bípede, comia peixes e chegava a 15m de comprimento e 5 m de altura. Abelissauro: pertencia ao grupo dos terópodes – que inclui os maiores carnívoros que já caminharam sobre a Terra, como o tiranossauro, o driptossauro e o alossauro. Tinha cerca de 11 m de comprimento por 5 m de altura e chegava a pesar até 8 t . Titanossauro: seus fósseis foram achados no Ceará, Minas Gerais e São Paulo. Primo do apatossauro, um dos maiores dinos , era herbívoro e tinha também medidas de titã: 15 m de comprimento, 4 m de altura e peso de 15tOs menores dinos do BrasilDeinonicossauro: primo dos ferozes velocirraptores, usava suas garras afiadíssimas para retalhar as vítimas. Alcançava até 2 m de altura e 4 m de comprimento . Estruciomino: tinha até 1 m de altura e era um caçador veloz. Quando a caça não rendia, contentava-se com os restos das refeições de predadores maiores . Era necrófago – comia carne podre . Outros dinos brasileirosEstegossauro: imenso réptil quadrúpede e herbívoro, que pesava 5 a 6 t e media 6 m de comprimento. Viveu no sertão do Paraíba . Terópodas Carnossauros: carnívoros predadores, parentes do Tiranossauro rex, mas pouco menores que ele. Viveram na ilha do Cajual, no Maranhão, há 80 milhões de anos. Mosassauro: réptil aquático de até 10 m , viveu nas praias de Pernambuco há 70 milhões de anos. O Pterossauro não era um dino, mas convivia com eles. Era um réptil voador e seus fósseis foram encontrados na Chapada do Araripe (CE) .
FonteArtigo gentilmente cedido pelo Museu de Geologia da CPRM (Porto Alegre,RS).Agradecimentos especiais ao Geólogo Pércio de Moraes BrancoSite: http://www.cprm.gov.br/sureg-pa/museu.html
CuriosidadesOs dinos que viveram no Rio Grande do Sul Os dinossauros encontrados no Rio Grande do Sul estão entre os mais antigos do mundo. Viveram durante o período Triássico, há mais de 200 milhões de anos . Em 1936, foram encontrados, em Santa Maria, restos parciais de um Estaricossauro (Starikossauro pricei), considerado o mais antigo já encontrado . Em 1998, pesquisadores da PUC encontraram três fósseis de dinossauro que viveram há cerca de 220 milhões de anos. Os animais mediam 50 cm de altura e 1,50 m de comprimento.Em março do mesmo ano, foram encontradas ossadas de dinos em Candelária. Tinham cerca de 1,50 m de altura e um pouco mais de 2 m de comprimento. Viveram cerca de 3 ou 4 milhões de anos antes dos dinos de Santa Maria. E em junho de 2000, paleontólogos da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul descobriram, no interior do município de Agudo, um dinossauro bípede, herbívoro, que não media mais do que 1,50 m e que viveu entre 210 e 240 milhões de anos atrás.

O Circo

“Hoje tem marmelada? Tem, sim senhor! E o palhaço o que é? É ladrão de mulher!” Quantas lembranças esse conhecido bordão nos traz! No dia 27 de março é comemorado o dia do circo. Essa data foi escolhida para homenagear o palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nesse dia, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Piolin, foi um dos grandes palhaços do Brasil, se destacando por sua alegria e criatividade. O circo é um espetáculo popular muito antigo, teve origem em povos viajantes. O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a platéia. Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc. Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens. Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas. O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas. Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam. Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina. O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades. O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada. Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos. O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas!

FÓSSEIS
Fósseis são restos ou vestígios de animais e vegetais preservados em rochas. Restos são partes do animal ou planta e vestígios são evidências de sua existência ou de suas atividades. Geralmente ficam preservadas as estruturas mais resistentes do animal ou planta, as chamadas partes duras, como dentes, ossos, conchas. As partes moles (vísceras, pele, vasos sangüíneos, etc.) preservam-se com muito mais dificuldade. Pode ocorrer também, o caso ainda mais raro de ficarem preservadas tanto as partes duras quanto as moles, como no caso de mamutes lanudos que foram encontrados intactos no gelo, e de alguns insetos que fossilizam em âmbar. Considera-se fóssil aquele ser vivo que viveu há mais de 11.000 anos, ou seja antes do Holoceno, que é a época geológica atual. Restos ou evidências antigas mas com menos de 11.000 anos, como os sambaquis, são classificados como subfósseis. A Paleontologia, o estudo dos fósseis, divide-se em Paleozoologia (estudo dos fósseis animais), Paleobotância (estudo dos fósseis vegetais) e Paleoicnologia (estudo dos icnofósseis, estruturas resultantes das atividades dos seres vivos, como pegadas, sulcos, perfurações ou escavações). A Paleobiologia é o ramo da Paelontologia que estuda os fósseis e suas relações dentro da biosfera, e a Paleopalinologia, um sub-ramo da Micropaleontologia, estuda os pólens e esporos. A fossilização resulta da ação combinada de processos físicos, químicos e biológicos. Para que ela ocorra, ou seja, para que a natural decomposição e desaparecimento do ser que morreu seja interrompida e haja a preservação, são necessárias algumas condições, como rápido soterramento e ausência de ação bacteriana decompondo os tecidos. Também influenciam na formação dos fósseis o modo de vida do animal e a composição química de seu esqueleto. Entre os restos animais passíveis de preservação incluem-se as estruturas formadas de sílica (óxido de silício), como as espículas das esponjas; calcita (carbonato de cálcio), como as conchas de muitos moluscos e os corais; a quitina, substância que forma o esqueleto dos insetos e a celulose, encontrada na madeira . É interessante observar que as folhas, caules, sementes e pólens podem ser preservados, mas normalmente não aparecem juntos. A fossilização pode dar-se de diferentes modos: Incrustação – ocorre quando substâncias trazidas pelas águas que se infiltram no subsolo depositam-se em torno do animal ou planta, revestindo-o. Ocorre, por exemplo, em animais que morreram no interior de cavernas. Dos materiais que se depositam os mais comuns são calcita, pirita, limonita e sílica. Os famosos peixes fósseis da Chapada do Araripe parecem ter se formado dessa maneira: morto o animal, ele foi para o fundo do mar e, ao começar a se decompor, passou a liberar amônia. Esta gerou um ambiente alcalino em torno dos restos, promovendo a precipitação de bicarbonato de cálcio. Isso explica por que as concreções hoje encontradas têm aproximadamente a forma e o tamanho do animal. Permineralização – bastante freqüente, ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos, por exemplo. É assim que se forma a madeira petrificada. Recristalização – rearranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando-lhe mais estabilidade. Exemplo clássico é a transformação de aragonita em calcita. Carbonificação ou incarbonização – ocorre quando há perda de substâncias voláteis (oxigênio, hidrogênio e nitrogênio principalmente), restando uma película de carbono. É mais freqüente em estruturas formadas de lignina, quitina, celulose ou queratina. Em ambientes muito secos e áridos, a rápida desidratação também leva à preservação de animais (inclusive de corpos humanos). Chama-se a isso mumificação. Os fósseis do tipo vestígios, não são restos de um ser vivo mas evidências de que ele existiu. Se uma concha é preenchida e totalmente recoberta por sedimento, vindo depois a se dissolver, poderá ficar esculpido, no material que a preencheu, um molde interno e, no que a recobriu, um molde externo. E, se o espaço antes ocupado for preenchido, ter-se-á um contramolde. Outros vestígios são as impressões, deixadas por exemplo por folhas em sedimentos carbonosos, freqüentes acima e abaixo das camadas de carvão de Santa Catarina. Também são considerados vestígios os coprólitos (excrementos de animais), gastrólitos (pequenas pedras que as aves e alguns répteis possuem no aparelho digestivo), ovos (isolados ou reunidos em ninhos), marcas de dentadas (deixadas por dinossauros, por exemplo) e os já citados icnofósseis (pegadas, sulcos, etc.) Algumas estruturas parecem-se muito com fósseis, mas não o são. Exemplo típico são os dendritos, depósitos de pirolusita (óxido de manganês), menos comumente de outro mineral, de forma ramificada, com todo o aspecto de uma planta, encontrados, por exemplo, em rochas vulcânicas do sul do Brasil. Essas estruturas são chamadas de pseudofósseis. Animais e plantas que existem ainda hoje e que pouco mudaram ao longo da história da Terra são chamados de fósseis vivos. Exemplos são a planta Gingko biloba e animais como Limulus p. e o celacanto (Latimeria chalmnae), um peixe que, até 1938, se julgava estar extinto.


Um Sonho, Uma Realidade- O Primeiro Astronauta Brasileiro Marcos Pontes

Sonhou, lutou, acreditou e chegou lá!No dia 11 de março de 1963, nascia em Bauru, cidade do interior paulista, um brasileiro que ia deixar um marco importante na história do Brasil e na história mundial, Marcos Pontes. Filho de Virgílio de Pontes e Zuleika Navarro Pontes, pessoas simples mas muito especiais. Irmão da Rosa e do Luiz Carlos. Marcos tem uma família unida, que se apoia, e seus pais sempre plantaram neles a sementinha do acreditar em si. Uma familiar saudável, que sempre viveu o amor, que se respeitou, incentiva uns aos outros, que se apoia. É de fundamental importância para o crescimento do indivíduo em todos os aspectos ter uma família saudável, com bom relacionamento. E graças a Deus, nosso astronauta foi presenteado com uma família assim. Marcos foi uma criança feliz, brincou muito, sempre cercado de amor e desde cedo sonhou muito e o mais importante, acreditava sempre em seus sonhos. Estudou em escolas estaduais, no SESI, em Colégio Técnico. Cedo, foi em busca de aprender um oficio para ajudar nas despesas, fez curso de eletricista e fez também curso Técnico em eletrônica. Por onde passou teve professores especiais que viam nele muita vontade de aprender e o ajudaram, o incentivaram. Bons mestres enxergam, mesmo em situações adversas, potencial nos seus aprendizes, afinal nem nós mesmos sabemos aonde podemos chegar. Com muita perseverança, Marcos venceu muitas dificuldades e entrou para o curso da AFA(Academia da Força Aérea), no qual formou-se Oficial da Força Aérea Brasileira - Piloto Militar. Daí por diante, Marcos com muito estudo, sonho, fé e perseverança foi fazendo cursos diversos em aviação, até formar-se em Engenharia Aeronáutica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica ). Marcos provavelmente sentia que seu destino estava nos céus, sentia que estava no caminho certo, porém seu sonho maior era o espaço. Onde muitos teriam desistido, Marcos tentou, batalhou, se esforçou e acreditou, muito, em si, em Deus, nos que o apoiavam e venceu! Marcos venceu grandes obstáculos, e a dificuldade de ficar longe dos entes queridos, dos amigos, pois o seu sonho exigia isso dele. Em 1998 entrou para a NASA, nos Estados Unidos (USA) para o treinamento de astronauta. Desde então, vem se preparando, sonhando em um dia fazer a tão sonhada viagem, a viagem para fora do nosso planeta. A fila de astronautas era grande, todos, assim como o Marcos, muito competentes, mas era a hora do nosso brasileiro, do nosso guerreiro que ousou buscar seus mais lindos sonhos e venceu! Hoje, dia 29 de março de 2006 parte em direção ao espaço. Verá o nosso planeta de fora, como uma imensa bola azul. O que pensará? Talvez na sua trajetória, na sua luta que não foi fácil, na sua, já falecida, mãe, que com certeza o acompanha, nos seus entes queridos, em nós irmãos terráqueos que somos tão lindos e ao mesmo tempo produzimos tanta violência, tanta coisa ruim contra nós mesmos; em nós irmãos brasileiros que lutamos muito por um país digno. Só saberemos seus pensamentos quando ele retornar daqui a 9 dias. Até lá, Boa Viagem! Estaremos torcendo e rezando por você!

Nossos Índios Brasileiros

Há mais de 200 comunidades indígenas em nosso país. Grande parte das tribos concentram-se na Amazônia, o restante espalhadas por todo país inclusive perto de grande capitais.Cada nação indígena tem sua língua e diferenças culturais. Devemos muito a esses povos, que foram os primeiros habitantes do nosso país. Conhecer a cultura indígena é um bom meio de valorizá-la e preservá-la.

Projeto Bonequinha Preta

Livro: A Bonequinha Preta - Alaíde Lisboa de OliveiraEditora LêEsta com certeza é uma das minhas favoritas, através deste maravilhoso livro podemos trabalhar tantas coisas boas com nossos alunos. A questão da desobediência, do amor, do egoísmo e até a questão das nossas raças. Dicas:  Leve o livro e uma bonequinha preta(feita de pano)para a sala de aula, mas prepare todo o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata. Decore uma caixa com papéis coloridos e fitas, será uma caixa surpresa e dentro coloque o livro e a bonequinha. Espalhe pela sala, cartazes pequenos com desenhos que possam levar as crianças a fazerem perguntas, desenhe por exemplo: A roupinha da boneca, o sapatinho, um gatinho, etc...  Ao abrir a caixa, mostre primeiro a boneca. Explique que ela é uma visita e que ficará alguns dias na sala. Arrume um lugar pra ela se sentar! Deixe que os alunos peguem a boneca, faça esta atividade em rodinha, todos sentados no chão da sala mesmo. Vão surgir algumas perguntas e você deverá respondê-las, anote-as, faça um registro de tudo o que está ocorrendo nesta atividade. Se possível fotografe todas as atividades.  Durante toda a semana trabalhe com o livro, mostre a capa, explore-a bem, fale sobre a autora: Alaíde Lisboa de Oliveira. Se possível, mostre aos alunos uma foto dela. Ao iniciar o conto, leia com voz suave, sem pressa, os alunos quando gostam de uma história sempre pedem para ouvir novamente, isso é ótimo! Não leia o livro todo em um único dia, vá deixando as crianças com vontade de "quero mais!"  Ao final da história procure saber deles o que mais gostaram, o que não gostaram, se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela, você pode começar a trabalhar algumas questões a partir daí, como os nossos valores, o amor, o egoísmo, a questão de sermos diferentes com relação a cor, mas que somos todos iguais perante Deus, trabalhe o respeito ao próximo, a amizade, etc... Sugestões de Atividades:* Fazer com os alunos um mural com desenhos da bonequinha preta. * Montar um quebra cabeça da bonequinha, fazer colagens, dobraduras, pintura a dedo, modelagem, alinhavo... * Fazer uma bonequinha de pano para cada um e deixar que façam vistam a roupinha nela. * Fazer um livrão de reconto, As crianças fazem o reconto você anota e elas desenham as cenas. *Uma dica bem legal é fazer com os alunos o aniversário da Bonequinha Preta. Faça convites, decore a sala com balões. Neste dia, leve um bolo, docinhos, salgados e sucos, enfeite a mesa...As crianças amam esta festa, lembre-se se fotografar e não esqueça de colocar a bonequinha sentada a mesa também... *Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto, montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início, meio e fim. Faça um livro de visitas, faça uma lembrancinhas para os visitantes(Pirulito embrulhado com aqueles papéis de bala de franginha, de cor preta,e coloque uma fitinha vermelha, formando o cabelinho dela,faça olhinhos e boca) Este projeto terá a duração que você escolher e vai depender também do interesse da sua turma, pode acontecer de surgirem novos projetos através deste! Boa aula!!!!


O Dia Das Mães
A antiga civilização grega já celebrava a maternidade homenageando a Deusa Réia, a mãe de todos os deuses, segundo a mitologia grega. Muitos anos depois, no século 16, a Inglaterra passou a comemorar o chamado "Domingo da maternidade" no quarto domingo da Quaresma. Tal data era dedicada em especial para as mães de operários ingleses, que devido a crise que assolava o país passavam muito tempo longe de seus famílias, à trabalho. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo. Nos Estados Unidos, Anna Jarvis foi a idealizadora do feriado. Seu intuito era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Em 1907 ela, juntamente com vários amigos, começaram uma campanha para instituir o Dia Nacional das Mães. Ela conseguiu que a cidade de Grafton, na Filadélfia, na qual residia, celebrasse o Dia das Mães no segundo aniversário da morte de sua própria mãe, Anna Reese Jarvis. No ano seguinte, a comemoração se espalhou por toda a Filadélfia. A sociedade então, s e mobilizou para tentar instaurar a data nacionalmente. Em 1914, o presidente Woodrow Wilson fez um comunicado oficial, proclamando o Dia das Mães como feriado nacional, a ser celebrado sempre no segundo domingo de maio. O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo, então presidente, Getúlio Vargas. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica. O cravo, a flor favorita da mãe de Anna Jarvis, tornou-se o símbolo das mães, após ter sido usado na celebração de 1907 em Grafton. O objetivo do dia das mães inicialmente, era fazer as pessoas refletirem na importância das mães, celebrar esse amor, essa doação. Porém com o avanço do capitalismo, o dia das mães cada vez mais se torna uma data comercial. Comemoremos essa data com amor, festejando nossas mães, que dão um toque especial em tudo o que fazem, que nos apoiam, nos protegem,nos amparam e nos amam.O maior dos presentes é aquele que não tem valor comercial,não se pode comprar num lindo shopping, numa loja da esquina, o maior e melhor dos presentes que podemos dar às nossas mães é o nosso AMOR. Esse, vem cheio de outros presentes " brindes": respeito,amizade, companheirismo, cumplicidade, gratidão, ternura...Amor é uma caixinha de surpresas, quanto mais damos,mais sentimos e recebemos.Feliz Dia das Mães!


A Bandeira do Brasil
É muito bom conhecermos mais sobre a nossa história, o nosso país. Para quem não sabe a nossa bandeira, que representa o nosso país, Brasil, e tem a sua história, vamos conhecê-la?Um pouco da história da nossa Bandeira-Quando surgiu: A Bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto no 4 de 19 de novembro de 1889. Este decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do Governo Provisório -Quem foram os responsáveis pela sua criação: A idéia da nova Bandeira do Brasil deve-se ao professor Raimundo Teixeira Mendes, presidente do Apostolado Positivista do Brasil. Com ele colaboraram o Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica. O desenho foi executado pelo pintor Décio Vilares. --As cores: As cores verde e amarelo estão associadas à casa real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à casa real dos Habsburg, à qual pertencia a imperatriz D. Leopoldina Círculo interno azul: Corresponde a uma imagem da esfera celeste, inclinada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (8 horas e 30 minutos) do dia 15 de novembro de 1889. As estrelas: Cada estrela representa um estado da federação Todas as estrelas t&êm 5 pontas As estrelas não têm o mesmo tamanho; elas aparecem em 5 (cinco) dimensões: de primeira, segunda, terceira, quarta e quinta grandezas. Estas dimensões não correspondem diretamente às magnitudes astronômicas mas estão relacionadas com elas. Quanto maior a magnitude da estrela maior é o seu tamanho na Bandeira. A faixa branca: Embora alguns digam que esta faixa representa a eclíptica, ou o equador celeste ou o zodíaco, na verdade a faixa branca da nossa bandeira é apenas um lugar para a inscrição do lema "Ordem e Progresso". Ela não tem qualquer relação com definições astronômicas. O lema "Ordem e Progresso":É atribuído ao filósofo positivista francês Augusto Comte, que tinha vários seguidores no Brasil, entre eles o professor Teixeira Mendes. - Quando foi modificada: Foi modificada pela Lei no 5443 (Anexo no 1) de 28 de maio de 1968 Foi modificada pela Lei no 5700 de 1 de setembro de 1971 Foi modificada pela Lei no 8421 de 11 de maio de 1992 .


Vinicius de Moraes

O Nosso querido Poetinha, como era chamado pelos amigos, era um carioca nascido em 19 de outubro de 1913.Apaixonado e apaixonante, esse poeta escreveu poemas e canções que embalaram e fizeram sonhar gerações.Teve grandes parceiros, muitos amigos e amores.Vinícius tinha um grande carinho pelas crianças, compôs com parceiros entre eles, Toquinho, lindas músicas infantis que resultaram em dois álbuns:" A Arca de Noé Volume 1 e 2".

O Que Não Pode Faltar Numa Festa Junina - Casamento Caipira

Festa junina que se preze tem que ter:
Fogueira, balões (de enfeite), música, dança, comida típica.
Alguns dos principais símbolos da festa junina:
Fogueiras: todos se reúnem par dançar e comemorar em volta da fogueira!
A fogueira tem outros significados milenares: proteção contra maus espíritos, purificação, agradecimento e homenagem aos santos da Festa(Santo Antônio, São João e São Pedro Santo Antônio).
Fogos de artifício: Segundo a tradição popular, o barulho dos fogos de artifício espanta maus espíritos e acorda São João para a festa.
Balões: Simbolizam a oferenda aos céus para a realização de pedidos ou agradecimento de desejos satisfeitos. Porém soltar balões é bem perigoso, pode causar grandes incêndios. Uma boa solução é confeccionar balões coloridos para enfeitar a festa.
Lavagem do santo: A tradicional lavagem de São João, no dia 24 de junho, é para simbolizar o batismo. Segundo a crença popular, no momento da lavagem a água do rio passa a ter poderes de cura. É por isso que os participantes molham os pés, o rosto e outras partes do corpo e guardam um pouco de sua água.
Levantamento do mastro: O mastro de São João é fincado no solo simbolizando o desejo de fertilidade da terra, de boa colheita. Apesar de ser "de São João", os três santos homenageados estão representados em sua ponta.
Casamento caipira: Uma das mais divertidas tradições das festas juninas é o casamento caipira – também chamado de "casório matuto" ou casamento na roça. A representação é cheia de brincadeira e gozações. A história sofre pequenas variações, mas o enredo é sempre o mesmo: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noivo a se casar com ela. Desesperado, o noivo tenta fugir, mas é impedido pelo delegado e seus soldados, que arrastam o "condenado" ao altar e vigiam a cerimônia. Depois que o casamento é realizado, inicia-se a quadrilha.
Os diálogos podem ser criados livremente, desde que as personagens se preocupem em carregar bastante no sotaque caipira.
Depois de realizado o casamento todos vão comemorar e começa a Quadrilha!
Pau-de-sebo: É uma das brincadeiras mais comuns das festas juninas e tem origem portuguesa. Prêmios são colocados na ponta de um mastro engraxado com sebo. Ganha quem conseguir escalar o mastro, que tem no mínimo 5 metros de altura, e pegar a prenda.
Quadrilha: Em 1808, com a chegada da Corte portuguesa ao Brasil, difundiu-se, entre outras coisas, uma dança de origem francesa que logo caiu no gosto popular e foi incorporada às festas juninas: a quadrilha. Além dela, atualmente também são comuns folguedos e danças específicas de cada região do país.
Na quadrilha, homens e mulheres, de braços dados, entram em fila, puxados pelo "marcante" e pelo "contramarcante", que determinam a ordem dos passos.
Significado de alguns comandos da quadrilha (origem francesa):
- Balancê (Balancer): Os casais dançam juntos balançando em seus lugares.
- Cumprimento vis-à-vis; anavan; tu (Vis-a-vis; en avant; tout): Em filas defronte uma da outra, homens e mulheres avançam até se encontrar e se cumprimentam.
- Anarriê (En arrière): Homens e mulheres voltam a seus lugares.
Balancê com seus pares. Tur (Tour):Os pares, rodando, dão uma volta, no mesmo lugar.
Otrefoá (Autrefois):Repetem o Balancê.
Viravortê: Em círculo, cada cavalheiro passa a dama para o cavalheiro de trás. O mesmo passo é repetido até que todas alcancem seus pares.
Caminho da roça - As damas vão puxando os cavalheiros formando um grande círculo e depois voltando para a formação em fila.
Olha a chuva! - Os pares dão meia volta.
Já passou! - Todos fazem meia volta novamente dizendo:"Ehh!"
Olha o túnel - Um par coloca os braços para o alto segurando as mãos formando um túnel e os demais vão passando por baixo e se colocando adiante na mesma posição, alongando o túnel.
- Cestinha de flores: As damas levantam os braços por cima dos ombros e dão as mãos aos seus cavalheiros.

Cândido Portinari
Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café, em Brodósqui, cidade do no interior do Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, cursou apenas a escola primária. Desde muito cedo, Candinho, como era chamado pela família, já manifestava sua vocação artística, e desenhava em tudo em que era possível: papel de cigarros, na areia... Aos quinze anos de idade foi para o Rio de Janeiro estudar pintura na Escola Nacional de Belas-Artes. Em 1928 conquistou o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Permaneceu morando em Paris por dois anos , retornando ao Brasil em 1931. Seu período fora do país, parece ter lhe servido de grande inspiração, passou então, a retratar nas suas obras o povo brasileiro, nossa cultura, registrando em suas obrar um caráter inovador e moderno. Portinari fez parte de uma fase de grande mudança no conceito estético e cultural do Brasil. O trabalho de Portinari teve também muita repercussão e reconhecimento fora do país. Em 1948, Portinari se auto-exilou no Uruguai, por motivos políticos. Pintou cerca de cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescos murais.Portinari pintou quadros belíssimos e com temas diversos. Em suas obras é possível encontrar muitos quadros relacionados à infância, quando ele retrata diversas brincadeiras infantis, as crianças. Cândido Portinari faleceu no dia 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava. Proibida a reprodução deste texto sem autorização da autora.E-mail: chris@angelotti.eti.br
Sugestão de Projeto para Professores:Vida e obra de Cândido PortinariDescrição:O Projeto visa ao conhecimento da vida e obra de Portinari, através do estudo de alguns trabalhos e de atividades de artes relacionadas a eles. Objetivos: 1. Conhecer o artista e o contexto histórico de suas obras. 2. Despertar a curiosidade e o gosto pela arte. 3. Ampliar os conhecimentos gerais dos alunos. 4. Promover atividades artísticas baseadas nas obras estudadasSugestões de Atividades: 1. Apresentar aos alunos algumas telas do artista, perguntando se eles já viram alguma daquelas obras, se sabem quem pintou, quando foram feitas, que assuntos retratam etc. 2. Organizar os alunos em grupo para pesquisarem sobre o artista, via Internet ou utilizando material impresso, levantando dados biográficos. 3. Confeccionar cartazes com o material pesquisado para a sala ou mural da escola. 4. Propor aos alunos a seleção de algumas obras, classificando-as por temas: brincadeiras infantis, paisagens do interior, retratos, cenas de retirantes, trabalhadores rurais etc. 5. Organizar os alunos em grupos de modo que cada um se encarregue de estudar detalhadamente as obras classificadas pelos temas: perceber detalhes repetidos, cores mais usadas, elementos presentes em situações atuais ou que não se observam hoje em dia, ambientações específicas, tipos de traços etc. 6. Propor aos alunos a preparação de materiais lúdicos baseados nas obras estudadas: quebra-cabeças, jogo dos sete erros, olho vivo, palavras cruzadas, caça-palavras etc. 7. Trabalhar as diferentes técnicas artísticas - desenho, pintura, colagem, escultura, maquete - fazendo releituras das obras estudadas ou trabalhos semelhantes aos do artista. 9. Organizar uma exposição de todos os trabalhos na própria escola, cuidando que cada um tenha o registro do processo. 11. Promover apresentações sobre o artista e sua obra para outras turmas da escola, aproveitando o material lúdico produzido. Dicas para os professores: 1. Aproveite o teor social da maioria das obras de Portinari para fazer um painel histórico-geográfico, enfocando questões como a seca, condições de trabalho no campo, diferenças dos ambientes do campo e da cidade, brincadeiras antigas e modernas. 2. É de suma importância que os alunos registrem suas pesquisas e impressões sobre o trabalho, sob a forma de redações, textos coletivos, murais, pequenos textos explicativos. Incentive-os a procurar nos jornais e revistas as indicações de exposições e mostras de arte e até mesmo produzir um pequeno guia com sugestões de programas culturais. 3. É possível explorar de forma bastante rica as aulas de Educação Artística: experimente apresentar uma obra e pedir que os alunos reproduzam-na com outro material - lápis cera, aquarela, colagem etc. Outra atividade interessante é apresentar partes diferentes de uma mesma obra, coladas sobre folha branca e sugerir que os alunos as continuem. 4. Também é possível reproduzir uma obra de maneira tridimensional, através de maquetes ou esculturas. Atividades Extras: 1. Assistir a vídeos sobre o artista. 2. Visitar museus ou mostras que apresentem obras do artista. Faixa Etária: Da pré-escola até o ensino fundamental, adequando o teor das atividades de pesquisa e registroInterdisciplinaridade: 1. Artes Plásticas 2. História 3. Educação Musical Sugestões de Leitura: - Encontro com Portinari - Rosane Acedo e Cecília Aranha - Coleção Encontro com a Arte Brasileira, Ed Minden - Portinari - Nadine Trzmielina e Ângela Bonito - Série Crianças Famosas, Ed Callis - Candido Portinari - Nereide Schilaro Santa Rosa - Coleção Mestres da Arte no Brasil, Ed ModernaMaterial Necessário: 1. Laboratório de informática. 2. Scanner. 3. Material para desenho em papel. 4. Reproduções de obras do artista e material biográfico.


James Matthew Barrie

"Quando o primeiro bebê riu pela primeira vez, o riso se despedaçou em milhares de partes e todas elas se espalharam, foram saltando. E assim nasceram as fadas". (trecho de Peter Pan) James Matthew Barrie nasceu em 9 de maio de 1860 na vila de Kirriemuir, em Forfarchire, Escócia. Seu pai, David Barrie era um fiandeiro e sua mãe, Margaret, filha de um pedreiro. Eles tiveram dez filhos, James Barrie era o nono. Desde pequeno,ouvia sua mãe contar-lhes histórias de piratas e ficava fascinado. Um tragédia, porém, marcou a família Barrie durante a infância de James. Ele tinha sete anos, quando seu irmão mais velho, David, morreu em um acidente de patinação. Após a tragédia, a mãe de James caiu em profunda depressão. James Barrie tentava chamar a atenção da sua mãe se vestindo com as roupas de seu irmão falecido. Barrie saiu de sua casa no vilarejo aos treze anos, para estudar. Na escola sempre Se interessou por teatro e literatura. Era tido como estranho pelos seus colegas,pois seus interesses eram diferentes, enquanto seus colegas só pensavam em namorar garotas, ele vivia com livros. Barrie também sofria gozações por ser baixinho. Barrie estudou na Dumfries Academy e na Universidade de Edinburgo.Depois de trabalhar como jornalista para o Nottingham Journal, ele se mudou em 1885 para Londres como um escritor independente. Ele conseguiu vender seus trabalhos, na maioria, humorísticos, para revistas da época. Better Dead (de 1888), foi seu romance de mistério, no qual satirizava pessoas conhecidas. Sua fama veio com a peça:"Auld Licht Idylls", retratando a vida escocesa. Foi muito elogiado pelos críticos. Posteriormente, em 1891," The Little Minister" sua peça melodramática, foi filmada após ter sido apresentada no teatro alcançando imenso sucesso. Em 1894, Barrie casou-se com Mary Ansell, atriz de uma de suas peças. Barrie tornou-se conhecido na Inglaterra e Estados Unidos, pelas suas obras teatrais, algumas se tornaram filmes. Porém, a obra que o tornou mundialmente foi a peça teatral que virou um clássico da literatura infantil:"Peter Pan". O nome de Peter Pan apareceu primeiramente no romance adulto de Barrie: "The Little White Bird". A obra é uma narração em primeira pessoa, sobre a ligação entre um rico solteiro e um garotinho, David. Levando o garoto para passear em Kensington Gardens o narrador lhe conta sobre Peter Pan, que podia ser encontrado nos Jardins à noite. Em 1904, Peter Pan foi encenado pela primeira vez . Era a história de um menino que vivia na Terra do Nunca, seria criança para sempre e ainda lutava contra piratas.Barrie começou a escrever a história após conhecer os irmãos Llewellyn Davies e a mãe deles, a viúva Sylvia. A amizade de Barrie com a família Davies foi inspiradora e importante para todos. Sylvia, Barrie e as crianças tiveram desde o início uma grande afinidade, fato que deu origem à fofocas e ao fim do casamento de Barrie. Os biógrafos de Barrie escreveram que tal amizade foi fundamental na vida dele. Seu romance com Sylvia, parece nunca ter se concretizado, muitas vezes ele era como se fosse um sexto filho.Quando Sylvia faleceu, Barrie ficou com a guarda de seus filhos, compartilhando a mesma com a avó das crianças. Peter Pan só ganhou uma versão impressa definitiva em 1911 , intitulado: " Peter Pan e Wendy". Em 1922, Barrie recebeu o título de barão. Sempre gostou de contar e encenar Peter Pan para as crianças. Em 19 de Junho de 1937 Barrie morreu vítima de pneumonia. Peter Pan deve ter muito de Barrie, das crianças Llewellyn Davies e também muito de todos nós, isso talvez ,seja o que torne essa história tão encantadora. "Cada vez que uma criança diz ´Eu não acredito em fadas´ em algum lugar uma pequenina fada cai morta no chão."(trecho de Peter Pan)

A Origem do Sol e da Lua

Há muitos anos atrás em uma pequena aldeia da crosta, viviam um casal. Depois de um longo periodo, o casal teve 2 filhos: um menino e uma menina. Para a alegria dos pais eles se davam muito bem, e não se separavam um do outro.O tempo foi passando e quando os dois ficaram adultos aconteceu algo surpreendente: os dois não paravam de brigar. Os pais ficaram tristes e espantados.Na verdade quem se transformou foi o filho, que tem inveja da beleza da irmã.A menina por sua vez, já estava cansada das implicâncias do irmão e não sabia o que fazer para fugir das suas maldades.Mas um dia ela teve uma idéia:- Vou fugir para o céu. Só assim escaparei do meu irmão.A menina então se transformou em lua.O rapaz quando soube que a irmã tinha fugido, ficou triste e arrependido. Então ele disse:- Se ela foi para o céu eu irrei também.E ele foi para o céu e virou sol.Ele não parou de correr atrás dela e cada vez que conseguia abraçá-la causava um eclipse lunar.

Significado da Páscoa

Historicamente, a palavra Páscoa significa 'passagem', pois muito antes de ser consideradaa festa da ressurreição de Cristo, Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera, onde os pastores faziam uma festa muito alegre, que marcava o renascimento da natureza após os meses de frio do inverno. Essa festa recebe o nome o de Páscoa.

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